Outras atividades

EM ASSESSORIA DE IMPRENSA:

Luciana Medeiros

Entre os clientes atendidos em assessoria de imprensa, estão o Theatro Municipal do Rio de Janeiro (com todas as óperas, balés e concertos produzidos pelo TMRJ em 1995-96 e de 1999 a 2002), o Centro Cultural Banco do Brasil (numerosíssimos projetos de música e teatro, entre os quais Piazzolla Tango Paixão, Música da África, Cantando a Poesia, Música da Corte, Lupicínio, Lamartine 100 anos, Ismael Silva, Viola caipira, Carmen Mirada 100 anos), a exposições e instalações como Paris 1900 (2003), Por Ti América (2005), Soto – A Construção da Imaterialidade (2006), e Auto-Retrato Falado (2008), todas no CCBB, exposições de Monica Mansur, Lia do Rio, Denise Araripe (estas nas Galerias Cândido Mendes); no SESC, divulgou as mostras Rio, Capital de Portugal (2008),  Oscar Niemeyer (2008), África a arte do tempo – Coleção Antonio Olinto e Zora Seljan (2007) . Ainda no CCBB, divulgou a mostra Queremos Miles – Miles Davis, a lenda do Jazz, em 2011. No MAM, fez a assessoria da mostra Vieira da Silva, Agora, produzida pela Espírito Santo Cultura (2012-13). Divulgou a iniciativa da ONU/Genebra em aplicar um painel do artista plástico Toz (Tomaz Vianna) em sua sede (junho/2013).

Em 2013, é responsável pela assessoria de imprensa da mostra GENESIS, de Sebastião Salgado, no Rio (Museu do Meio Ambiente/maio-agosto) e em São Paulo (SESC Belenzinho/setembro-dezembro)

Fez também a assessoria nacional e internacional do Festival Amazonas de Ópera (Manaus) em 2001 e 2002.

Na área da literatura, fez o lançamento da editora Roça Nova com seus primeiros livros (A Casa do Califa – um ano em Casablanca, e Noites Árabes, ambos de Tahir Shah); fez diversos lançamentos para a editora Aeroplano (de Heloisa Buarque de Hollanda) e para a editora do SESC Rio. Para a Arco Cultural, divulgou o lançamento do livro Avenida Presidente Vargas (2010). Divulgou o livro O Rio que eu Piso (2007- Ed. Memoria Brasil), de Bruno Veiga e Iolanda Teixeira. Em 2012-13, divulgou para a Ed. Sextante (selo primeira Pessoa), o livro Giane: vida, arte e luta, de Guilherme Fiuza, a biografia de Reynaldo Gianecchini campeã de vendas, assim como livro Violão Ibérico, de Carlos Galilea (Trem Mineiro Editora). Fez o lançamento dos livros Arthur Bispo do Rosário – Arte além da loucura, de Frederico Morais (coordenação de Flávia Corpas – agosto/2013) e, no mesmo tema, o livro de fotografias de Walter Firmo – Um olhar sobre Bispo do Rosário, além da mostra de Firmo com o conteúdo do volume, na Caixa Cultural (setembro/2013).

Também fez a assessoria para eventos avulsos como a turnê de Zubin Mehta com a Israel Philharmonic, Orquestra Jovem das Américas (Young Orchestra of Americas – 2010 Latin American Tour), lançamento de CDs (como os de Wagner Tiso, dos violonistas Marco Pereira e Luiz Claudio Ramos, do saxofonista Leo Gandelman, da pianista Ruth Serrão tocando a obra de Guerra-Peixe).

Fez a assessoria para a série Concertos BankBoston (SP, Rio e Porto Alegre, 2003/2004), para a vinda do Piccolo Teatro di Milano ao Brasil, para os eventos de resgate do grupo Jongo da Serrinha, os musicais Ópera do MalandroTudo é JazzCristal Bacharach, o projeto Bossa Nova in Concert (inclusive no open-air da Praia de Ipanema), a série de espetáculos celebrando os 75 anos de Roberto Menescal (Nas Entrelinhas da MPB, 2012), entre muitos outros.

Em 2011, fez também a assessoria de Uma Flauta Mágica, espetáculo de Peter Brook, na performance no Rio.

Os lançamentos do Selo SESC RIO.SOM em 2005 também estiveram a seu cargo, inclusive o do Songbook de Francisco Mário.

Em teatro, fez também uma longa série de trabalhos, como os de Sérgio Britto (A Ultima Gravação de Krapp/Ato Sem Palavras, de Beckett, no Teatro do Oi Futuro, Ginástico e turnês; em 2010, a peça Recordar é viver, no CCBB); Ana Kfouri (Animal do Tempo) e Pedro Paulo Rangel (Soppa de Letra), as peças Solos Femininos (O Caderno Rosa de Lori Lamby/Acqua Toffana) no Oi Futuro, Fim de Partida (Beckett) no Espaço SESC, A Pedra do Reino (direção de Antunes Filho), no SESC Tijuca, Rimbaud no teatro Poeirinha, e A Porta da Frente, de Julia Spadaccini, no Teatro Oi Futuro.

Na dança, divulgou as temporadas brasileiras 2010 e 2011 do Grupo Momix, a vinda ao Brasil das Companhias St Petersburg Ballet e da espanhola Antonio Marquez (ambas em 2008); fez, por diveras temporadas, a assessoria de imprensa do Grupo Corpo, no Rio e em São Paulo; trabalhou com três temporadas cariocas da Cia Quasar, com o evento Solos de Dança no SESC  por quatro anos consecutivos, com o evento Correios em Movimento  (2009 e2010), e a série 4Movimentos no CCBB,  entre muitos outros; na área de ideias, assinou a comunicação da série Rodas de Leitura também no CCBB (ago/02 a dez/04)  e divulgou muitos eventos como os de Heloisa Buarque de Hollanda, do SESC e do CCBB.

Divulgou, em 2008, a estreia no Rio de Janeiro do megaevento de gastronomia Comida di Buteco.

Respondeu pela assessoria em caráter permanente da Orquestra Petrobras Sinfônica e do maestro Isaac Karabtchevsky de 2005 a 2009 e pela Orquestra Sinfônica Brasileira de abril de 2009 a julho de 2010.

Fez em 2010 e 2011 a comunicação da MOBZ – empresa que trouxe aos cinemas conteúdos diferenciados – como as óperas do Metropolitan de Nova York e os balés do Bolshoi.

Fez a divulgação nacional das séries Musica Brasilis de 2009 e 2010. Divulgou os Concursos Internacionais BNDES de Piano do Rio de Janeiro em suas edições 2009 e 2010.

Faz, desde 2007, a assessoria do barítono Paulo Szot, em parceria com os responsáveis pela imprensa na Broadway (Lincoln Center Theater) e na Metropolitan Opera House.